terça-feira, 3 de agosto de 2010

Seguros resgatáveis, são bons mesmo?

Sempre que converso com agentes financeiros e até corretores de seguros, fico intrigada com o desconhecimento desta ferramenta, tão eficiente, de poupança e proteção.

Como funciona?
Vamos supor que você queira fazer uma poupança para a faculdade de seu filho que nasceu este mês, portanto, daqui há 20 anos.

Quais opções você tem?

Fazer seu próprio investimento, que pode ter diversos graus de risco e rentabilidade, de acordo com seu perfil e, dependendo do caso, de sorte.

Você pode comprar ações p/ seu filho o que pode ter um excelente resultado (e rezar p/ não haver nenhum estouro de bolha na época prevista de realização).
Você pode fazer uma previdência privada, com uma rentabilidade bem mais modesta.
Você pode também fazer uma poupança programada, muito conservadora.

Nas 3 opções, as quais obviamente há níveis muito diferentes de retorno, há uma constante: se você, por alguma razão de força maior, parar de fazer aportes, o saque será correspondente ao montante poupado até o evento da suspensão. Se te acontecer algo, adeus faculdade do pimpolho.

Para garantir o montante final e/ou aportes é preciso haver um seguro em paralelo, para no caso de uma eventualidade a faculdade do seu pequeno ficar garantida.
Ou seja, é preciso pagar 2 produtos, em qualquer das escolhas acima.

Atenção: nas previdências a contratação de seguro é opcional e um valor à parte ao montante investido.

Aí está a beleza do seguro resgatável: nele encontramos os 2 produtos = poupança + garantia, com preço único.
Os valores pagos tem rendimento. Os custos de risco se diluem ao longo do tempo e a faculdade de seu filho está garantida por todo o período de pagamento. Se algo te acontecer, no meio do caminho, ele receberá o valor integral sem pagar mais nada. Se nada te acontecer, você conquistou o montante almejado.

Melhor, são contratos com rendimento fixo e constante, o que garante o resultodo final esperado, sem surpresas. No final do período, quando do resgate do valor poupado, você vai perceber que não pagou nada pelo seguro.

São produtos contemplados com opções de portabilidade e, no momento do resgate, o cálculo do IR leva em consideração o custo do seguro que está embutido no cálulo da rentabilidade.

Existem algumas opções bem interessantes no mercado hoje, cujos valores e rentabilidade variam de seguradora para seguradora.

Vale a pena a pesquisa! Principalmente se vc tem um projeto muito importante e que não pode dar errado!

Estou a disposição para mais informações

Beijos e boa noite!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário