quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O bom seguro de vida é feito para usar!

Já houvi de muitas pessoas, inclusive de um corretor de seguros dentro de um evento do FENACOR, que o problema do seguro de vida é que, quando mais precisamos dele, não podemos te-lo mais. Ou seja, pagamos pelo produto a vida inteira e quando estivermos velhos, não poderemos mante-lo, seja pelo decurso de prazo ou pelos valores proibitivos.

Antes de falar em produtos, vamos olhar os objetivos!
Vamos deixar claro um ponto muuuito importante e que faz toda a diferença no tipo de plano de contingência que queremos implantar.
Para que queremos nossas garantias?
Os prazos de duração dos produtos devem ser escolhidos de forma coerente com as garantias as quais queremos. Ou seja, se queremos uma garantia p/ uma viagem, basta um produto que vai durar aqueles poucos dias. Mas se queremos garantir os estudos de uma criança, devemos ter em mente o período de 20 a 25 anos que corresponde ao período escolar.
Se queremos uma garantia para toda a vida, temos que ter em mente uma proteção vitalícia.

Uma vez definido o objetivo, aí sim, poderemos escolher os produtos mais adequados ao nosso propósito.

Há produtos disponíveis?
Seguros temporários são excelentes para garantir coisas cujo prazo é conhecido e limitado. Podem ser renováveis ou de prazo único. Existe uma regra simples nos casos de seguros temporários: quanto maior o prazo melhor para o segurado, quanto menor, melhor para a seguradora. Estatística...

Mas se o objetivo for uma garantia para a vida inteira, aí é necessário um produto que dure a vida toda, portanto ele não pode ter data para acabar, pelo simples motivo que nós não sabemos o tal prazo de nossa vida. Nesse caso o melhor é um produto vida inteira.

Do ponto de vista de algumas companhias e dos canais de venda massificados, apresentar seguros temporários renováveis como única opção é mais "facil" de comercializar e controlar além das proteções legais nos casos de omissões ou dúvidas justificadas...

Não se esqueça de avaliar a forma de pagamento.

Há, basicamente, 2 possibilidades:
1. Pagamento progressivo que vai ficando mais caro conforme o tempo passa e que dura por todo o período no qual o seguro estiver ativo.
2. Pagamento planificado, o período de pagamento é limitado e o valor é o mesmo do início ao fim.

As vantagens do pagamento planificado são muitas, embora inicialmente ele seja maior, ele torna possível ter um seguro de vida inteira sem que o preço se torne impagável na 3a. idade.

Com a ajuda de um consultor bem preparado, como quem vos escreve ;)), é possível montar um plano consistente e de acordo com as expectativas.

Pesquise sempre!!!

Beijo e boa noite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário