sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Bônus Demográfico

Boa tarde!

Este post eu agradeço ao meu amigo Marcio Ruscitto, como é um assunto muito importante, vale a pena ler e refletir.
Se você não começou estou a disposição para te ajudar.

Beijo a todos

"A revista Exame desta quinzena tem como título: "Vinte anos para ficar Rico".
E para quem não teve a oportunidade de ler, vou transcrever aqui uma síntese do que isso significa para nós que nos preocupamos com o nosso presente e futuro.
Levando em consideração pessoas normais(classe média), como nós, o nosso enquadramento perante a sociedade atual é de uma nação madura, ou seja, hoje o Brasil está deixando de ser um país de jovens.
A idade média do brasileiro hoje é 29 anos, auge do período produtivo. O crescimento populacional vertiginoso ficou para trás. Após o crescimento em escala geometica por dois séculos, o número de brasileiros aumenta cada vez menos e não deve passar a marca de 220 milhões. Ao mesmo tempo, com a expectativa de vida de 73 anos, o país tem hoje dois terços da população entre 15 a 64 anos - faixa etária considerada economicamente produtiva.

Estes dados nos levam a um aumento de renda dos brasileiros em torno de 2,5% ao ano por conta deste BÔNUS DEMOGRÁFICO e do aumento da escolaridade iniciado nos anos 90; estes fatores levam o Brasil a ter sua economia crescente algo em torno de 50% até 2030 elevando o nosso PIB para 3,3 trilhões de dólares.
Isso nos leva a entender que o país, caminhando por si só já nos possibilitará ganhos futuros com a economia, e claro, se houver reformas mais profundas (tributárias, educacionais, entre outras) está marca pode ser elevada a um crescimento de 150% (7 trilhões de dólares).

E por que eu coloquei estes dados para vocês lerem ?
É que daqui a 20 anos, o curva etária estará atingindo a marca de 38 anos. Ou seja, teremos um problema sérissimo quanto à previdencia social, por conta da população produtiva estar velha e também porque as opções de empregos estarão cada vez mais selecionadas.

Para nós que temos filhos na fase de estudos a atenção tem que ser redobrada e o maior investimento que pudermos dispor na sua formação nos livrará de "gastos futuros"; lembre-se: hoje o mercado está super competitivo, todos já possuem graduação, amanhã a graduação será apenas o básico para que nossos filhos tenham oportunidades de seguirem " carreira solo ".

E a questão maior que nos mobiliza a refletir sobre o fato é que, se não aproveitarmos nestes 20 anos para acumular valores para nossa pós vida-produtiva, o que iremos fazer para garantir que tenhamos o que temos hoje ?

Hoje o sucesso financeiro tem como base quatro fatores fundamentais:

1 - Ter seis vezes o ganho mensal GUARDADOS (poupança, "debaixo do colchão", etc) para quaisquer emergência financeira, seja ela despesa com saúde, perda de emprego, entre outras. E lembrando, utilizou esta reserva?, no mês seguinte começe a recompor este valor;
2 - Ter um excelente Seguro de Vida; para que possa em qualquer fase da vida poder se "aposentar" e poder continuar com suas facilidades e obrigações financeiras que usufrui hoje, sem ter que mudar de posição social por conta de um acidente, doença ou perda do pílar financeiro da casa;
3 - Constítuir Patrimônio; ter seu lar e seu carro para uso diário, e todo e qualquer outro imóvel que se enquadre no seu planejamento financeiro, lembrando se o custo de se ter uma casa de campo é maior do que sua benfeitoria, alugue ao invés de comprar;
4 - Constituir sua Terceira Idade; hoje 85% dos brasileiros sacam suas previdências antes mesmo de completar 5 anos ?!?! Se você quer ter uma Terceira Idade como vive hoje: RESERVE de 7 a 10% de tudo que ganha em POUPANÇA, PREVIDÊNCIA PRIVADA e SEGURO DE VIDA RESGATAVÉIS !!!

Se você já faz tudo isso acima, acredito que irá aproveitar e muito este momento(e os próximos 20 anos), para fazer que sua vida financeira seja o que ela é hoje; caso não esteja fazendo sugiro que entre em contato com um consultor financeiro que lhe dará todos os passos para que quando estivermos nos nossos 50 e poucos anos de idade possamos estar pensando em viagens e curtir a vida e não em aperto de gastos porque estamos chegando à fase final de nossa vida produtiva sem perspectivas do que fazer."

Nenhum comentário:

Postar um comentário